terça-feira, 3 de agosto de 2010

As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky

Depois de Ninguém Sabe dos Gatos Persas não encontrei nenhum filme que abordasse tão bem a temática jovem até assistir As Melhores Coisas do Mundo. Na realidade, os dois longas tratam do mesmo assunto, só que de maneiras diferentes.
O primeiro mostra exatamente o modo que jovens iranianos vivem. A questão de repreensão diante das músicas que escutam e da vontade de formar uma banda, dos costumes que nem sempre desejam cumprir e da falta de mudança conforme o tempo passa.
O segundo aborda de uma forma brilhante a transição da adolescência para vida adulta. Certamente essa é a fase mais difícil na vida de qualquer pessoa. Isso porque o modo de pensar acaba mudando, as responsabilidades só aumentam, e o conflito entre o lado adolescente e adulto sempre acaba acontecendo até o momento que o segundo prevalece. E para complicar a situação ainda tem a pressão – seja da família, de si mesmo e dos amigos.



Mano (Francisco Miguez) é um garoto de 15 anos que está enfrentando todos os problemas típicos da idade - paixão não correspondida, a cobrança dos amigos quando o assunto é virgindade e a busca por um lugar na sociedade.
No meio de tantas dúvidas, há a paixão de sua melhor amiga, Carol (Gabriela Rocha), pelo professor de física (Caio Blat), o divórcio dos pais (Zé Carlos Machado e Denise Fraga) - que não é bem aceito nem por ele e nem pelo irmão Pedro (Fiuk), e o cyberbullying que alguns alunos sofrem.
Em meio a tudo isso, Mano precisa saber lidar com os colegas de colégio tanto nas horas sérias quanto nas de diversão.
Na realidade, As Melhores Coisas do Mundo é inspirado na série de livros Mano de Gilberto Dimenstein e Heloisa Pietro. Para dar mais realidade à trama, o filme contou com a ajuda de adolescentes, que conversando com a equipe, conseguiu mostrar exatamente o que acontece com essa geração.
No site oficial, é possível criar um wallpaper exclusivo no Gerador das melhores coisas do mundo . Dá para ler os textos que o Pedro fez durante o filme e as fofocas que a Dri escreveu em seu blog.
Ah! E tenho que admitir que a atuação de Fiuk é bem convincente, conseguindo assim, tirar a cara de "ator da Malhação". Por conta disso, passei a respeitá-lo - coisas que não fazia antes.

Título original: As Melhores Coisas do Mundo
Lançamento: 2010
Direção: Laís Bodanzky
Atores: Francisco Miguez, Fiu, Denise Fraga, Zé Carlos Machado, Gabriela Rocha
Duração: 107 min
Gênero: Drama
"Não é impossível ser feliz quando a gente cresce. Só é mais complicado."

Um comentário:

Unknown disse...

Eu não gostei.
Acho a trama bastante esquemática, por vezes parece um episódio bem produzido e dirigido da novelinha teen “Malhação”, idéia reforçado pela presença do astro global Fiuk.
Bem, o tal filho do Fábio Jr. se esforça, mas não consegue de maneira nenhuma dar estofo para seu personagem, seu olhar de “peixe morto” é inexpressivo e vazio, enfim, ele não convence no papel.
Já o protagonista Francisco Miguez convence no papel e tem bons momentos no filme.
O erro do filme é sua subserviência ao universo juvenil, é um filme que não transcende um filme de adolescentes feitos para adolescentes, que é bem dirigido, bem interpretado, mas só.
A direção de Lais Bodansky é covarde,conservadora e servil em muitos momentos, mas, principalmente na cena em que Mano transa pela primeira vez. A Cena mostrada no filme é de um recato e pudor do século 19.