sábado, 10 de abril de 2010

Ninguém sabe dos gatos persas

Negar e Ashkan são dois jovens iranianos que desejam ter uma banda de Indie Rock, porém qualquer tipo de movimentação cultural é proibida pelo governo do Irã. Por isso, quem é visto ensaiando ou pego com filmes e músicas, é encarcerado e sujeito à chibatadas.
Esse é o caso do casal protagonista, que depois de terem sido presos, desejam conseguir passaportes e vistos para tocar na Europa, onde, inclusive já têm show marcado. Só que, além de tudo, eles precisam da coragem de outros músicos para seguir nessa empreitada. Eis que Hamed, pirateiro em DVD e de roteiros, aparece no filme.




O longa-metragem se passa no Irã de hoje em dia (mais espeficamente em Teerã) que é governado pelo aiatolá Ali Khamenei e pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Já a procura de integrantes para a banda, nos deparamos com músicos que tocam em lugares nada convencionais, como a banda de heavy metal que toca em um estábulo e até mesmo os rappers que tocam em construções.
Na realidade, mesmo com a censura, o sonho de todos eles é poder tocar livremente em Teerã e até mesmo em todo o país. Afinal, há músicos que se recusam a abandonar a sua pátria porque alegam ser o "coração do país".
Ninguém sabe dos gatos persas é o filme mais urbano e bem-humorado do diretor iraniano Bahman Ghobadi, surpresa para quem conhece sua cinematografia. E nada melhor que um cineasta conterrâneo para retratar o que se passa em sua própria terra.


Título original: Kasi az gorbehaye irani khabar nadareh
Lançamento: 2009
Gênero: Comédia, Drama, Musical
Direção: Bahman Ghobadi
Roteiro: Bahman Ghobadi, Hossein M. Abkenar
Elenco: Negar Shaghaghi, Ashkan Koshanejad, Hamed Behdad

Nenhum comentário: