sexta-feira, 21 de maio de 2010

Músicas da semana.

Eles me acompanharam a semana inteira. Embalaram meus pensamentos e me fizeram cantarolar algumas de suas músicas. Cat Stevens, Simon & Garfunkel e Belle & Sebastian.


Meu primeiro contato com a música de Cat Stevens foi no ano passado. Vi que alguém da minha lista de contatos do Messenger estava ouvindo e decidi experimentar.
Logo na primeira música do CD que baixei, fiquei surpresa: conhecia aquele cantor. Ouvindo as outras, descobri, de fato, que realmente, já tinha tido contato com aquela voz.
Desde esse dia, ele não me abandou mais. Escutava uma vez ou outra, só quando realmente tinha vontade. Mas nessa semana isso mudou. Cantarolei algumas músicas, escutei todos os dias e fiz algo que adoro: imaginei cenas com algumas canções.
Depois de se tornar mulçumano em 1997, Cat Stevens deixou de responder por esse nome e passou a se chamar Yusuf Islam. Destaque para Wild World, Father & Son e The Wind.


Simon & Garfunkel me acompanha desde a infância. Foi meu pai que os apresentou para mim. Só que eu, para não perder o costume, detestei a música deles.
Também no ano passado, voltei a escutar, só que com outros ouvidos. Desde a primeira tentativa, decidi que prestaria mais atenção nas letras, no ritmo e nas vozes. Acabei gostando, mas escutava quando realmente sentia vontade.
Esse fato mudou nessa semana. Cat Stevens me fez lembrar de Simon & Garfunkel, e voltei a ouvir.
A dupla - briguenta - norte-americana tocou junto novamente em 2004, depois de anos separados. De fato, eles têm temperamentos distintos, mas quando unidos, foram capazes de fazer lindas músicas. Ouça The Sound of Silence, The Boxer e America.


Apresentada por um amigo, Belle & Sebastian me encantou logo de cara. Creio que tal fato tenha acontecido, mais especificamente há quatro anos atrás, quando ainda tinha meus quinze anos de idade.
Para variar, abandonei as músicas por um bom tempo, mas nunca fui capaz de esquecer a voz doce de Stuart Mudorch.
Para a minha surpresa, o retorno aconteceu. Foi no filme Juno, onde duas canções - maravilhosas - faziam parte da trilha sonora. Porém, depois da febre que o longa-metragem causou na minha vida, deixei de ouvir novamente. No começo da semana, procurando o que escutar, me deparei com algumas músicas. Deu no que deu: a volta. E amei, estou amando ainda.
Atualmente o baterista, Richard Colburn, está em estúdio com o Gary Lightbody (vocalista do Snow Patrol) e Peter Buck (guitarrista do R.E.M) para realização do primeiro álbum da banda Tired Pony - ideia de Lightbody, que será lançado em 12 de julho deste ano. O CD também conta com as participações de Zooey Deschanel (She & Him), Scott McCaughey e Tom Smith (The Editors). Escute Funny Little Frog, Another Sunny Day e Expectations.


Músicas para a próxima semana?
Ainda não sei. Veremos...

Nenhum comentário: