quinta-feira, 27 de maio de 2010

Entrevista: Wander Wildner e suas (multi)fases

Foto: site oficial

Logo que li as respostas das perguntas que mandei via email para o eterno punk brega (ao menos para mim), Wander Wildner, logo pensei na expressão (multi)fases. "Por que (multi)fases?", muitos devem estar se perguntando. Ai vai a explicação.
Wanderley Luiz Wildner nascido em 20 de setembro de 1959 estudou em sete escolas do bairro onde morou, localizado na zona norte de Porto Alegre. Já trabalhando, aos 14 anos, comprou sua primeira bicicleta - usada.
Fez parte de vários grupos de escoteiro - Grupo de Escoterios Pio X, Grupo Leo Borges Forte - se tornando escoteiro senior no Grupo Tapajós.
Em 1979, depois de servir o Exército, participou do grupo teatral Vem-de-sê Sonhos, sendo ator e depois iluminador. Trabalhou como assistente de produção no média metragem "História" e logo depois executou a função de ator no longa "Deu Pra Ti Anos 70"
Entrou nos Replicantes depois de ter ficado um mês ouvindo e cantando as músicas do grupo, gravadas em fita k7. Anos depois, saiu da banda e foi trabalhar como diretor de palco do Nenhum de Nós. Tendo assim, um trabalho paralelo com a banda Sangue Sujo.
Depois de ter ido para o Rio de Janeiro e São Paulo executar outras funções, Wander voltou para o sul e formou a banda Los Encarnados. No ano seguinte, mais espeficamente em 1995, seguiu carreira solo.
Atualmente, Wildner mora em Berlim e pretende trazer sua turnê aqui para o Brasil. Ah! E a propósito, ele não tem orkut, nem twitter e muito menos se casou com quatro mulheres conforme alguns sites que registraram tal fato no ano passado.

Meio Bossa Nova – Você passou por muitas bandas (Replicantes, Sangue Sujo, Los Encarnados). Por que a decisão de seguir carreira solo?
Wander Wildner –
porque quando estava na los encarnados, os integrantes eram mais novos e não tinham a mesma disposição e vontade que eu tinha. explicava pra eles o que achava que uma banda tinha que fazer mas eles preferiam não fazer nada. dai, como era só eu que ia atrás das coisas, achei que devia fazer uma carreira solo.


MBN – Depois de ter trabalhado como ator, assistente de produção, iluminador e ter escolhido a música, o que você mais pretende fazer?
WW –
na musica, sempre segui interpretando, atuando, editando, produzindo, e tudo mais que preciso fazer, e gosto.
pretendo fazer musicas novas, e de outra forma. descobrir novos caminhos!

MBN – Seu último disco de inéditas foi em 2004. Tem planos para um novo álbum?
WW –
meu ultimo disco de inéditas foi em 2008, la cancion inesperada. espero fazer musicas novas aqui em berlin.


MBN – Como foi levar a sua turnê para a Europa? Há diferença entre o público brasileiro e o de lá?
WW –
na verdade, não estou levando a minha turne para europa. eu vim morar em berlin, e talvez leve a minha turne pro brasil, no futuro.
só toquei na europa com os replicantes. na carreira solo ainda não. ainda não sei como vai ser, mas imagino que será divertidissimo!


MBN – De onde surgiu a definição “punk brega”?
WW -
usei esse termo para definir meu primeiro disco, baladas sangrentas, que tinha influencias do punk que fiz e ouvi com os replicantes, com a musica brega que ouvi quando mais jovem.


MBN– Você só tem “amigo punk”?
WW –
não sou punk! meus amigos tambem não se classificam. procuramos formas alternativas de vida. meus amigos são muito bacanas!


MBN – Como foi ser um Replicante? Guarda boas lembranças dessa época?
WW –
sim, foi legal e tenho boas recordações.


MBN– O que você tem achado da política brasileira?
WW –
sai do brasil porque não gosto de como a sociedade brasileira convencional vive, e isso inclui a forma de fazer politica.


MBN – O Caso do Cantor Desaparecido tem relação com sua história?
WW -
sim!

MBN – Saindo um pouco da música, quais são seus filmes preferidos?
WW –
magnólia, a vida de brian, fargo,


MBN - Quais bandas você tem escutado?
WW –
kings of leon, bob dylan, chet baker, foo fighters, bandinha di da dó, superguidis


MBN - Você se casou com quatros mulheres pelo twitter. O casamento foi celebrado pelo Zé do Caixão. De onde surgiu essa ideia?
WW –
não tenho twitter nem orkut. não foi eu!


MBN – O que você acha do atual cenário musical brasileiro?
WW –
uma merda!


MBN – Tem alguma banda ou cantor que você gostaria de tocar? Quem?
WW –
almondegas, belchior e taranatiriça.



Clica!
Site Oficial: http://www.wanderwildner.com.br
Myspace: www.myspace.com/wanderwildne
r
Youtube: www.youtube.com/wanderwildner


Agora vocês entenderam o motivo do (multi)fases?

2 comentários:

camila l. ♥ disse...

é praticando em entrevistas como estas que será uma grande jornalista...


parabéns Gabes!

(wander) é loucura rapaiz!

beijo p a z

Cinema em Set disse...

apesar de eu não gostar do Wander Wildner, essa entrevista ta muito booa...

parabéns Gabi ;)