segunda-feira, 24 de maio de 2010

Entrevista: Nelo Johann

Semanas atrás, postei aqui, algo sobre Nelo Johann. No ato da escrita, na criação de tal texto sobre esse maravilhoso cantor, fiquei pensando que seria muito bom se conseguisse entrevistá-lo. Já que o sigo pelo twitter, resolvi pedir por lá mesmo. Ele aceitou. No dia seguinte, por email, mandei as perguntas.


Foto: Paula Manzo


Foi atráves de Ismael Canepelle - amigo de infância e roteirista de Os Famosos e Os Duendes da Morte - que Esmir filho (diretor do filme) conheceu Nelo e o convidou para fazer a trilha sonora do mesmo. O resultado não poderia ter sido melhor: uma ótima parceria entre um diretor talentosíssemo e um cantor, dono de uma voz admirável.
Nessa quinta passada (20), Johann, abriu o show da cantora Cat Power no Bar Opinião, localizado em Porto Alegre. Esse e outros assuntos foram tratados de maneira única por ele, nessa entrevista concedida ao Meio Bossa Nova e Rock 'n' Roll.

Meio Bossa Nova – Lendo sobre você, descobri que estudou Antropologia. Por que não seguiu a profissão?
Nelo Johann –
Eu não era bom de fato. Sempre quis ser musico. e sabe como é, tem gente que NASCEU pra ser antropólogo. Adorei o curso, mas minha alma não estava naquilo...


MBN – A trilha sonora do filme Os Famosos e Os Duendes da Morte foi feita inteiramente por você. Como foi o convite de Esmir Filho? Como reagiu ao saber disso?
NJ –
O convite veio atraves do Ismael Canepelle, que roteirizou o filme e me conhecia de infância... Então o Esmir me conheceu, entrou em contato comigo e começamos a trabalhar na idéia, bem antes do filme ser rodado... Fiquei felicíssimo, claro. A idéia do filme me agradou muito logo de cara, depois só se confirmou o prazer de trabalhar com pessoas tão talentosas e queridas.


MBN – Você tem algum costume ou mania antes de entrar nos shows?
NJ –
Nada específico não. Você sabe, gosto de biritar, sempre gostei. Mas meu médico tá me regulando.


MBN – Por que a decisão de cantar somente em inglês?
NJ –
Nunca foi uma coisa racional, que decidi, foi natural, desde sempre, talvez por eu ter ouvido mais música em inglês, não sei... Mas tenho algumas poucas canções em português sim. E ao vivo toco "por que te vas", então não canto somente em inglês...


MBN – Qual foi seu primeiro contato com a música?
NJ –
Minhas recordações musicais mais antigas são "yesterday" dos Beatles, que papai ouvia, e "la cumparsita" que vovô cantarolava :)


MBN – Quinta agora (20) a cantora Cat Power se apresentou no Bar Opinião em Porto Alegre. Como foi abrir o show para ela?
NJ –
Foi lindo, o show perfeito, um publico bacana, além de uma honra tocar antes e conhecer uma de suas artistas favoritas. Estamos todos muito contentes e orgulhosos.


MBN – Além da Cat, você tem outras influências?
NJ –
É sempre meio injusto citar influências pois sempre se esquece coisas importantes... mas vamos lá...
neil young
hank williams
cat stevens
frank zappa
bob dylan
the kinks
folk uke
devendra banhart
gram parsons
the byrds
burt bacharach
adam green
charles manson
camper van beethoven
the flaming lips
townes van zandt
tiny tim
johnny cash
mano lima
walter willy
monty python
cat power
beck
the idle race
billy corgan
the beach boys


MBN – Você tem seu próprio 4shared onde disponibiliza o seu trabalho. Por que a decisão de não cobrar nada para baixar as músicas?
NJ – A música, como toda arte deve ser livre. Musico vive de show. É uma bobagem eu cobrar pelos fonogramas. Acho que é meu lado mais generoso, hahaha.


MBN – Sua preferência sempre foi o Folk? Já tentou tocar outros estilos?
NJ –
Eu vim da escola do heavy metal e punk mesmo. mas depois fui indo pros rocks mais clássicos e folk rock. mas agora ando pensando em lançar um disco de batidão sertanejo. tá, é mentira.


MBN – No que você se inspira quando vai compor?
NJ -
Não tenho muito essa de inspiração. falo muito de mim e das coisas ao meu redor. Credo! Acho que sou meio egocêntrico. Enfim, minhas letras são bem banais se você prestar a atenção.


MBN – Por que a preferência por trabalhar em casa?
NJ –
Liberdade e conforto. Simples assim.


MBN – Você já fez covers de Frank Sinatra, Amy Winehouse e Beach Boys. Quais serão os próximos?
NJ –
Elvis, Ramones, Iron Maiden, Burt Bacharach, Adam Green... quero fazer versões de uma galera bem diversificada, do meu jeito. Amo muitos estilos de som, então pode rolar as coisas mais bizarras!


MBN – Saindo um pouco da música. Você gosta de assistir filmes? Quais são seus preferidos?
NJ –
Na verdade sou um baita preguiçoso pra filmes, maior vergonha. Mas agora me ocorre "Down by Law". Tom Waits e Benigni destroem nesse filme.


MBN – Você ainda mora em Porto Alegre, né? O que costuma fazer por ai nas horas vagas?
NJ –
Pois, ando pensando em ir pra sampa, mas ainda moro aqui sim. Ah, não faço nada de muito interessante não. Caminho poraí bastante e gosto de bares. Muito até. Mas basicamente quando não estou tocando, tô pensando em música. Caminhar é bom pra compor, as idéias vêm mais fluidas, então ando poraí com um gravadorzinho de mão. Pintou uma idéia, cantarolo ela ali pela rua mesmo.


Para conhecer melhor:
Myspace: www.myspace.com/bangbangjesus
Twitter:
http://twitter.com/nelo_johann
Download: http://nelo.4shared.com/

7 comentários:

Cinema em Set disse...

Gostei da entrevista, e esse cara manda bem mesmo...muito boom

pm disse...

O crédito da foto é da Paula Manzo. Nelo é gênio.

Thamirys Marques disse...

Gabis mandou muito bem na entrevista.

André Luiz . disse...

Fico contente com o seu sucesso nas entrevistas, espero ver outras por aqui!

Anna Blume disse...

Esse eu conheço lá das antropologias ;)

Natt Jane disse...

Super bacana a entrevista...
Adoro as músicas do nelo, [lembro quando ele mandava por MSN umas 'tunes' enquanto bebiamos] enfim. Ele é jóia, mas é bipolar q nem eu [haha]. Já baixei quase todos discos... Suas influencias e referencias musicais são sempre muito boas!
*_______*

Leo Maliszewski disse...

Bah, conheci o trabalho desse cara por intermédio de um amigo meu, que o conhece. Tipo, acho ele genial e acho mais genial ainda ver que ele tem tido certo reconhecimento do pessoal! =] Adorei a entrevista!