Sábado (10) finalmente fui assistir, na Reserva Cultural, Os Famosos e Os Duendes da Morte do diretor paulistano Esmir Filho. O filme supriu todas as minhas expectativas e confesso, que em certos momentos, acabei me identificando com o protagonista. Enfim...
A história se passa em uma cidadezinha do sul do Brasil que foi colonizada por alemães. Lá, nos deparamos com um garoto (Henrique Larré) de apenas 16 anos que encontra na internet um meio de se manter em contato com o restante do mundo. Assim, ele se autodenomina Mr Tambourine Man (alusão a música de Bob Dylan).
A fixação pelo cantor é tanta que ela se arrasta para o blog que possuiu, ao Flickr e aos vídeos que segue de uma garota (Tuane Eggers) que se apelida de Jingle Jangle (mais uma referência à música de Dylan). E é no MSN que instigam mais ainda a vontade que o Mr. Tambourine tem de ir embora.
Em um certo momento da trama, somos pegos por um acontecimento misterioso: as pessoas que o garoto vê no YouTube não são tão desconhecidas assim...
Na realidade, cada um daquela cidade tem um segredo. Cada um se projeta em algo diferente.
O longa-metragem é baseado no segundo romance do escritor Ismael Caneppele. Segundo ele "a parte autobiográfica [do livro] é a angústia que eu senti quando tinha 14 ou 15 anos. A vontade que eu tinha de ir embora, de partir e de me afastar dessas pessoas porque é uma comunidade com a qual eu nunca me identifiquei. (...) Se desligar das raízes, da estrutura que você conhece, é muito mais forte. Os famosos e os duendes da morte é uma grande carta de despedida para minha mãe, feito para mostrar todo o amor que sentia por ela.”
Na verdade, a obra era apenas um esboço quando Esmir decidiu transformá-la em filme. Mesmo com tal fato, Caneppele aceitou o convite e se tornou roteirista do mesmo.
O diretor paulistano é conhecido pelo vídeo Tapa na Pantera que já passou dos 10 mulhões de acessos no YouTube. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes de 2006, na Semana Nacional da Crítica com o curta-metragem Alguma Coisa Assim. Com ele, também conquistou a categoria de Melhor Filme no Festival de Biarritz.
Já com o curta Saliva foi escolhido para a Semana Internacional da Crítica do Festival de Cannes em 2007, e conquistou o prêmio de Melhor Filme no Sitges Film Festival. Os Famosos e os Duendes da Morte é seu primeiro longa-metragem que já foi premiado nas categorias de melhor filme e Fipresci (crítica) no Festival do Rio 2009, além de ter recebido o prêmio no Festival Internacional de Guadalajara 2010, na categorias de melhor fotografia ( Mauro Pinheiro).
Os Famosos e os Duendes da Morte (site oficial)
Elenco: Henrique Larré ("Mr Tambourine Man"), Ismael Caneppele (Bob Dylan, Julian), Tuane Eggers (Garota, "Jingle Jangle"), Samuel Reginatto (Diego), Áurea Baptista (Mãe de Mr Tambourine), Adriana Seiffert (Mãe de Paulinho)
Direção: Esmir Filho
Roteiro: Esmir Filho e Ismael Caneppele
Música Original: Nelo Johann
Companhia Produtora: Dezenovo Som e Imagens
Co-produção:Warner Bros. Pictures
Em exibição: Reserva Cultural, Belas Artes, Espaço Unibanco Augusta, Frei Caneca Unibanco Arteplex. (clique aqui para ver as localidades e os horários)
Nenhum comentário:
Postar um comentário