terça-feira, 6 de abril de 2010

Apenas o fim

“E agora? Agora a gente continua com o resto de nossas vidas”

Foi em Julho do ano passado que, por acaso, descobri a existência de Apenas o fim. Lembro-me que estava lendo uns blogs quando me deparei com o trailer do filme, não resisti e parei para assistir.
Logo de cara me apaixonei. Los Hermanos na trilha sonora, o casal protagonista com conversas super inteligentes, frases que mexeram demais comigo. Um romance bem bonito, bem vivido e bem feito. E finalmente no Domingo e depois de muita espera consegui assistir.
O filme atingiu todas as minhas expectativas, me deu sensações variadas. Chorei muito, ri na mesma medida e percebi que o fim, na verdade, é o começo de um ciclo novo, de uma fase nova.




Apenas o fim é primeiro filme de Matheus Souza. Foi inteiramente filmado no interior da Puc-Rio com orçamento de R$ 8 mil, o que fez o cineasta apostar totalmente nos diálogos intensos entre o casal principal.
Apesar do orçamento baixo para um longa-metragem, Duvivier discorda que o amadorismo da equipe tenha deixado o filme menos profissional. "O filme foi feito por estudantes, mas me surpreendeu pelo profissionalismo. Todos estavam muito envolvidos. Foi o primeiro longa-metragem que eu não tive que dublar."
A trama central envolve Antônio (Gregório Duvivier) e Adriana (Érika Mader), ambos jovens e estudandes de cinema que vivem um relacionamento temperado de paixão, dor e sentimentos ambiguos.
Adriana cansada da vida que tem levado, decidi ir embora e só tem uma hora para conversar com Tom. Ele, com seu jeito nerd carinhoso (romântico, inteligente, engraçado) tenta a todas as custas fazer com que a menina fique.
Os diálogos entre eles vão de temas nostálgicos como Cavaleiros do Zodiáco, Mario Bros e a vontade que ele teve na adolescência de ver Britney Spears nua, até o que eles pretendem fazer depois da separação. O longa-metragem, na realidade, não respeita uma ordem cronológica e traz as lembranças em flashes em preto e branco.
O filme trouxe muitos prêmios para Matheus, como o de Melhor Filme do Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial no Festival do Rio 2008 e o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na 32ª Mostra de São Paulo.
Souza já tem novos projetos para serem lançados esse ano. Um deles é longa Por Enquanto, projeto de conclusão de curso do rapaz que custou R$ 3,5 mil. E o outro é Pessoas Felizes, em parceria com Mariza Leão, que conta a história de quarentões infelizes que decidem fazer algo para mudar a atual situação.

Título original: Apenas O Fim
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 80 min.
Lançamento (Brasil): 2008
Distribuição: Grupo Estação
Roteiro e Direção: Matheus Souza
Elenco: Érika Mader, Gregório Duviver , Nathalia Dill, entre outros.

Já a venda e disponível para download.

Um comentário:

Unknown disse...

Não fosse por você, eu nunca teria contato com esse cinema nacional tão bom que a gente nunca vê facilmente por aí. Vou conferir.