sexta-feira, 9 de julho de 2010

Antes do amanhecer

Pessoas não se conhecem por acaso. Histórias recebem começo, meio e fim pelo mesmo motivo. O para sempre é a lembrança dos momentos especiais de algo que aconteceu entre duas ou mais pessoas. É justamente aquela sensação que Joel teve ao estar com Clementine em uma das primeiras vezes do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: "Eu poderia morrer agora, eu estou tão feliz. Estou exatamente onde eu queria estar." A partir daí, só o tempo sabe o que ainda pode acontecer.
Pensando um pouco sobre tudo isso e desejando, ao mesmo tempo, um filme que deixasse tudo às claras e que pudesse complementar meu raciocínio, acabei me lembrando de Antes do Amanhecer – cujo foi indicado por um amigo, tempos atrás, quando estávamos justamente falando do “para sempre” das coisas – e resolvi assistir.



Jesse e Celine tinham caminhos opostos. Viagens já marcadas para diferentes lugares. Ela voltaria para Paris por causa dos estudos, já que as férias estavam acabando. Ele desceria em Viena e pegaria um avião para os EUA no dia seguinte.
Depois de longos e intensos diálogos. Depois de uma forte conexão entre os dois ter acontecido ali, Jesse, antes de descer do trem, pergunta para Celine se ela mudaria sua rota e passaria com ele as horas restantes em Viena, já que voltaria para seu país natal no dia seguinte.
Lindas conversas e a junção da cidade romântica só acrescentaram para a bela história dos dois. Porém, só tempo sabia o que estava acontecendo ali. Quando o amor pode acontecer de repente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é realmente um lindo filme. Identifico-me muito em cada frase dita, situação vivida e oportunidades desperdiçadas.