quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jukebox da Semana: Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira (@nandocpereira) é formado em Comunicação e no momento, cursa Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde janeiro de 2011, trabalha com produção audiovisual. Fato que o fez montar uma pequena produtora de filmes. Até o fim desse ano espera finalizar dois curtas-metragens e um documentário. Além da 7ª arte, ama música, literatura e a junção dessas três artes.


Clique aqui para ouvir algumas músicas da Jukebox do Fernando.

1- Marcelo Camelo (Janta) - Como teve show dele aqui em Salvador, acabei ouvindo o material que tenho no player. Falando da música, ela, além de possuir uma letra que me chama a atenção, tem um tom bem pessoal, o que me deixa ainda mais admirado.

2- Black Rebel Motorcycle Club (Whatever Happened to My Rock and Roll) - Escrevi um pequeno texto esta semana sobre o filme 9 Canções e acabei vendo-o mais uma vez. O BRMC está no filme, é um das bandas ‘alternativas’ que mais curto.

3- Cat Power (Wonderwall) - Sempre que quero pensar e tentar produzir alguma coisa no meu cérebro, escuto-a. Estava precisando muito de inspiração, e a Cat Power tem esse ‘poder’. Além disto, Wonderwall é a canção que me apresentou ao Oasis, a melhor banda dos anos 90.

4- Moveis Coloniais de Acaju (O tempo) - Para alguém que, como eu, vive nos cinemas (e o Cinemark é um desses cinemas) essa escolha é bem compreensível. Escutei, só esta semana, uma quatro vezes, é a música que eles colocam antes de começar as sessões propriamente ditas. Gruda, é leve, e é de uma das bandas atuais que mais gosto.

5- Paul McCartney (All my loving) - Beatles eu escuto todas as semanas, pelo menos uma vez. Ouvi esta por conta do show que o Paul fez no Rio, adoro a letra e a escuto por obrigação moral.

6- Céu (Bobagem) - Estive faz pouco tempo num show da Céu, e quando ela começou os acordes de Bobagem, percebi que seria/será a minha favorita por muito tempo. É crua, poderosa, do jeito que gosto.

7- Radiohead (Codex) - Minha preferida do novo álbum do Radiohead. É triste, melancólica, pra baixo, enfim, necessito disso em algumas madrugadas específicas. Me faz pensar melhor, me acalma e como já disse, me ajuda a produzir.

8- Nando Reis (Luz dos Olhos) - Encontrei por estes dias alguns colegas da faculdade, e lembrei de minha primeira e única banda, a ‘Phisys Elevator’. Tivemos uma carreira bem ‘longa’: um show e uns cinco ensaios =D Luz dos Olhos foi a primeira música, ensaiamos muito, lembro de cada detalhe dos ensaios, então é meio nostálgico escutá-la, no bom sentido. E a letra é ótima.

9- Foo Fighters (I Should Have Known) - Esta semana estreou o documentário sobre os FF, então lá fui eu ouvir a discografia deles. Esta música é a que mais gostei do último álbum, ouvi quase uma dezena de vezes seguidas; é densa, pesada, quase épica. Escutarei muitas vezes ainda.

10- Eddie Vedder (Hard Sun) - Faz parte da trilha sonora de Into the Wild, escuto quase todas as semanas, uma obra de arte, sem mais explicações. Me emociona, assim como quase tudo que o Eddie Vedder canta.

11- Rufus Wainwright (Across the Universe) - Fui testar o DVD de I Am Sam, acabei colocando numa parte aleatória do filme e me esbarrei com Across the Universe. Me emocionei, com o filme e com a canção. É mágica, ela consegue te fazer bem, mesmo você estando num dia ruim, ou com mal humor.

12- Chico Buarque (Ela Faz cinema) - Juro que se um dia casar com alguém que faz cinema, essa música será meu (nosso) hino de amor. Ouço Chico uma vez por semana, uma destas coisas obrigatórias.

13- R.E.M. (Blue) - Uma mistura de explicações: adoro a banda, só comecei a ouvir o último álbum por agora, é a canção que mais gostei, já viciei nela, e tem a Patti Smith, que faz uma participação absurdamente sensacional.

14- Emily Jane White (Dagger) - Há alguns meses redescobri a EJW e desde então ouço-a direto. Me faz bem, ela possui uma voz e um estilo musical que me fascina. Esta canção é muito bonita, emociona e me ajuda muito a pensar. É do trilha sonora do filme Wild Tigers I have Known. Por sinal, a trilha toda é dela, acho.

15- The Swell Season (When Your Mind's Made Up) - Da série ‘filmes que vi recentemente e que possuem uma trilha sonora fantástica’. Neste caso, o filme se chama ‘Once’ e os protagonistas são os dois mebros desta banda.

Um comentário:

Cristiana disse...

Uau, gostei de quase todas, só não posso dizer todas por causa de não conhecer algumas.